TECHTRÔNICA NO AR
O programa Techtrônica é uma produção da MaddaM Music para a Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife.
Transmissão ao vivo todos os sábados às 21h na sintonia 101.5hz FM, pelo Site Oficial da Frei Caneca e também pelo aplicativo Frei Caneca FM 101.5Hz.
As reprises ficam disponíveis na plataforma https://www.mixcloud.com/techtronica/
A primeira temporada do programa teve o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
O programa segue em sua segunda temporada 2022.
O conteúdo editorial é fruto do trabalho de pesquisa realizado pela equipe MaddaM composta por jornalistas, djs, produtoras culturais, pesquisadoras e artistas visuais.
O programa aborda temas da tecnolgia, música eletrônica e cultura clubber de maneira informativa e descontraída.

Produção técnica: Estúdio MaddaM Music
EP 01 - MULHERES PIONEIRAS NA MÚSICA ELETRÔNICA
Da música concreta, passando pela arte da sonoplastia, a música eletrônica para teatro e tv, o programa remonta a história da música eletrônica, ressaltando a importante participação das mulheres no desenvolvimento de técnicas e tecnologias que contribuíram para a evolução e consolidação deste gênero musical.
No card, Suzanne Ciani, ao lado de seu sintetizador Buchla.
Compositora, pianista, designer de som e executiva de sua própria empresa de sonoplastia, responsável pela criação de sons icônicos e em atuação até o momento presente.
EP 02 - MÚSICA ELETRÔNICA NOS ANOS 70
O programa faz um passeio pelo desenvolvimento da música eletrônica na década de 1970, demarcando a utilização dos sintetizadores na produção musical, além de apontar elementos que caracterizaram a estética sonora desse período, com faixas que exemplificam essas mudanças.
No card, Donna Summer, cantora, diva da disco music e figura importante na virada estética da era disco para a dance music.


EP 03 - MÚSICA ELETRÔNICA NOS ANOS 80
O programa relembra a década mais amada e mais odiada da música: os anos 80! A partir de artistas e composições que firmaram novas estéticas sonoras, apresentamos o surgimento de diversos estilos musicais e a consagração de novas referências dentro do gênero "música eletrônica".
No Card: o trio estadunidense Company B. Sucesso dos anos 80.
EP 04 - MÚSICA ELETRÔNICA NOS ANOS 90
O programa retrata a música eletrônica na década de 1990, apontando o surgimento de novos estilos e estéticas musicais, a partir da apresentação de uma tracklist que traz hip hop, dance music, breakbeat, entre outras sonoridades que surgiram nesse período.
No card, Björk, cantora, atriz, instrumentista e produtora musical islandesa.
.png)

EP 05 - MÚSICA ELETRÔNICA NOS ANOS 80 (parte 2)
O programa Techtrônica retoma o tema sobre a música eletrônica nos anos 1980, relembrando o surgimento de novos estilos musicais, novas estéticas e referências, que vão desde o experimentalismo com elementos eletrônicos na música brasileira até o surgimento do breakbeat, vertente que serve de base rítmica para várias street dances.
No card: Neneh Cherry, cantora, apresentadora, DJ e produtora musical sueca.
EP 06 - HOUSE MUSIC
O programa traz a House Music, desde seu surgimento em Chicago, nos clubs das comunidades negras, latinas e lgbtqia+.
O programa exibe uma tracklist que explora diversas vertentes e subgêneros relacionados a esse estilo musical.
No card: a pista de dança do Paradise Garage, club uderground de Chicago e um dos berços da House Music.

.png)
EP 07 - TECHNO MUSIC
O programa remonta o surgimento do Techno em Detroit e traz o debate sobre a importância deste gênero musical na música eletrônica e na cultura raver.
No card: The Belleville Three, grupo formado por Juan Atkins, Kevin Saunderson e Derrick May. Considerados os pioneiros do Detroit Techno.
EP 08 - HOUSE MUSIC II
A house music se expande e sai dos Estados Unidos da América para consquistar o mundo como a nova sonoridade das pistas de dança.
Neste episódio, a Techtrônica traz uma seleção especial de músicas que marcam esse estilo.
No card: Larry Levan DJ e Produtor um dos pioneiros na House Music.
.png)

EP 09 - ENTREVISTA COM L I L I T
A Techtrônica recebe a DJ e artista visual L I L I T.
Travesti da cidade de Campina Grande e produtora de festas e mostras de audio visual conta um pouco da sua trajetória profissional e trás uma seleção musical especial para o programa.
No card: L I L I T @lilitbruja
EP 12 - TRAP
Neste programa, a Techtrônica exalta as batidas do TRAP, estilo musical que utiliza as rimas e as frequências graves para trazer mensagens bastante expressivas e estimulantes. Além de resgatar referências musicais originárias do estilo, a Techtrônica de hoje traz também nomes do contexto nacional e também local que são representantes do Trap.
No card a Beatmaker Wondagurl, responsável por produzir sucessos de Drake, Mariah Carey, Childish Gambino, Rihanna, entre outros.


EP 19 - CHILL OUT
A Techtrônica de hoje, traz sobre um dos mais tranquilos estilos da música eletrônica, o Chillout, que tem como referência sonoridades como trip hop, ambient music, lounge, música clássica, nu-jazz e downtempo.
No card: uma retatação do ambiente ChillOut muito comum em festivais de música eletrônica.
EP 20 - ENTREVISTA COM ANA LIRA
Nesse episódio, a Techtrônica entrevista a fotógrafa, artista visual, curadora e pesquisadora Ana Lira, idealizadora do projeto Chama @chamanoar, cujo objetivo é investigar as variadas formas de expressão através da diáspora, com foco no encontro entre poesia e música, isto é, entre os sound systems, DJs e as festividades produzidas em torno do campo do sensível.
No card: a fotógrafa e artista visual Ana Lira.


EP 21 -AFRO ELETRÔNICO
A Techtrônica apresenta vertentes afro-eletrônicas, como o Afro House, o Afro Tech, o Afrobeat e o Kuduro, estilos que mesclam referências e elementos presentes na musicalidade de culturas negras com as batidas eletrônicas.
No card: a artista trans TITICA, ícone do Kuduro angolano.
EP 22 -ENTREVISTA COM SCAPA
A Techtrônica recebe biarritzzz, Anti e Libra, três artistas que juntes compõem uma iniciativa dentro da cena underground de música eletrônica em Recife: a Scapa, coletiva dedicada a produções artísticas e festivas protagonizada por mentes racializadas
No Card: biarritzzz, Anti e Libra,. Responsáveis pela @ssscapa


EP 23 - FUNK CARIOCA
A Techtrônica apresenta o funk carioca como um estilo de música eletrônica que nasce nas periferias do Rio de Janeiro e que logo se espalha pelo Brasil, resgatando desde suas origens, nos bailes, às vertentes mais atuais.
No card Deyse Tigrona, uma das mais antigas mulheres a representar o funk carioca e que continua produzindo até os dias atuais.