TECHTRÔNICA NO AR

  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branca Ícone Instagram

O programa Techtrônica é uma produção da sociedade civil para a Rádio Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife. 

Transmissão ao vivo aos sábados às 22h pela Rádio, pelo Site Oficial FC e também pelo aplicativo Frei Caneca FM 101.5Hz.

As reprises ficam disponíveis na plataforma https://www.mixcloud.com/techtronica/

A primeira temporada do programa teve o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O conteúdo editorial é fruto do trabalho de pesquisa realizado pela equipe composta por jornalistas, djs, produtoras culturais, pesquisadoras e artistas visuais.

techtrônica.png

Produção técnica:  Estúdio MaddaM Music

techtrônica_(1) (1).png
EP 01 - MULHERES PIONEIRAS NA MÚSICA ELETRÔNICA

Da música concreta, passando pela arte da sonoplastia, a música eletrônica para teatro e tv, o programa remonta a história da música eletrônica, ressaltando a  importante participação das mulheres no desenvolvimento de técnicas e tecnologias que contribuíram para a evolução e consolidação deste gênero musical.

No card, Suzanne Ciani, ao lado de seu sintetizador Buchla.

Compositora, pianista, designer de som e executiva de sua própria empresa de sonoplastia, responsável pela criação de sons icônicos e em atuação até o momento presente. 

EP 02 - MÚSICA ELETRÔNICA NOS ANOS 70

O programa faz um passeio pelo desenvolvimento da música eletrônica na década de 1970, demarcando a utilização dos sintetizadores na produção musical, além de apontar elementos que caracterizaram a estética sonora desse período, com faixas que exemplificam essas mudanças.

No card, Donna Summer, cantora, diva da disco music e figura importante na virada estética da era disco para a dance music.  

techtrônica_2.png
techtrônica_3.png
EP 03 - MÚSICA ELETRÔNICA NOS ANOS 80

O programa relembra a década mais amada e mais odiada da música: os anos 80! A partir de artistas e composições que firmaram novas estéticas sonoras, apresentamos o surgimento de diversos estilos musicais e a consagração de novas referências dentro do gênero "música eletrônica".

No Card: o trio estadunidense Company B. Sucesso dos anos 80.

EP 04 - MÚSICA ELETRÔNICA NOS ANOS 90

O programa retrata a música eletrônica na década de 1990, apontando o surgimento de novos estilos e estéticas musicais, a partir da apresentação de uma tracklist que traz hip hop, dance music, breakbeat, entre outras sonoridades que surgiram nesse período. 

No card, Björk, cantora, atriz, instrumentista e produtora musical islandesa.

techtrônica_(BJORK).png
techtrônica_(5.png
EP 05 - MÚSICA ELETRÔNICA NOS ANOS 80 (parte 2)
O programa Techtrônica retoma o tema sobre a música eletrônica nos anos 1980, relembrando o surgimento de novos estilos musicais, novas estéticas e referências, que vão desde o experimentalismo com elementos eletrônicos na música brasileira até o surgimento do breakbeat, vertente que serve de base rítmica para várias street dances.
No card: Neneh Cherry, cantora, apresentadora, DJ e produtora musical sueca.

EP 06 - HOUSE MUSIC

O programa traz a House Music, desde seu surgimento em Chicago, nos clubs das comunidades negras, latinas e lgbtqia+. 

O programa exibe uma tracklist que explora diversas vertentes e subgêneros relacionados a esse estilo musical.

No card: a pista de dança do Paradise Garage, club uderground de Chicago e um dos berços da House Music. 

TECHTRNICA 6.png
techtrônica_(2).png

EP 07 - TECHNO MUSIC

O programa remonta o surgimento do Techno em Detroit e traz o debate sobre a importância deste gênero musical na música eletrônica e na cultura raver.  

No card: The Belleville Three, grupo formado por Juan Atkins, Kevin Saunderson e Derrick May. Considerados os pioneiros do Detroit Techno.

EP 08 - HOUSE MUSIC II

A house music se expande e sai dos Estados Unidos da América para consquistar o mundo como a nova sonoridade das pistas de dança. 

Neste episódio, a Techtrônica traz uma seleção especial de músicas que marcam esse estilo.

No card: Larry Levan DJ e Produtor um dos pioneiros na House Music.

techtrônica_(3).png
L I L I T.png

EP 09 - ENTREVISTA COM L I L I T 

A Techtrônica recebe a DJ e artista visual L I L I T. 

Travesti da cidade de Campina Grande e produtora de festas e mostras de audio visual conta um pouco da sua trajetória profissional e trás uma seleção musical especial para o programa.

No card: L I L I T @lilitbruja

EP 10 - ELETROCLASH 

O termo eletroclash descreve um movimento musical que combina synthpop, techno, punk, glam rock e performance artística.

 

No card: a cantora e produtora musical canadense PEACHES.  

WhatsApp Image 2021-02-01 at 20.26.16.jp
Captura de Tela 2021-02-01 às 20.26.39.

EP 11 - TECHNO II 

O programa trás uma seleção especial de Techno produzido apenas por mulheres (cis e trans). Contando um pouco da história dessas produtoras. 

 

No card: a DJ e Produtora Musical brasileira ANNA. 

EP 12 - TRAP

Neste programa, a Techtrônica exalta as batidas do TRAP, estilo musical que utiliza as rimas e as frequências graves para trazer mensagens bastante expressivas e estimulantes. Além de resgatar referências musicais originárias do estilo, a Techtrônica de hoje traz também nomes do contexto nacional e também local que são representantes do Trap.

No card a Beatmaker Wondagurl, responsável por produzir sucessos de Drake, Mariah Carey, Childish Gambino, Rihanna, entre outros.

Techtronica 12 - Trap.jpeg
#13 - Dandarona

EP 13 - ENTREVISTA COM DANDARONA

A Techtrônica recebe Dandarona, DJ e multiartista, para falar um pouco sobre a sua trajetória profissional, sobre os desafios de trabalhar na cena de música eletrônica da cidade, além de trazer pros ouvintes da rádio Frei Caneca - FM, uma seleção musical especial.

EP 14 - BREGAFUNK

A Techtrônica exalta o Bregafunk, ritmo eletrônico originalmente recifense que vem conquistando o Brasil. 

No card: MC Loma e as Gêmeas Lacração. Fenômeno do estilo.

Techtronica 14 - BregaFunk.jpeg
Techtronica 15 - Tecnobrega.jpeg

EP 15 - TECNOBREGA

A techtrônica entra no clima do TECNOBREGA, estilo que embala as festas de aparelhagem, uma verdadeira fusão entre a música eletrônica e ritmos tradicionais do estado do Pará.

No card: Gang do Eletro. Banda que levou o tecnobrega para fora do Brasil.

EP 16 - DUBSTEP

A Techtrônica apresenta o Dubstep, um gênero da música eletrônica que surgiu na cena underground londrina, mesclando estilos musicais como o Dub e 2-step, dentre outras vertentes.

No card

Techtronica 16 - Dubstep.jpeg
Techtronica 17 - Latino Americaa.jpeg

EP 17 - MÚSICA ELETRÔNICA LATINO AMERICANA

A Techtrônica apresenta artistas e estilos que mesclam as batidas eletrônicas com elementos tradicionais da musicalidade presente em culturas de países da América Latina.

No card: a multi-instrumentista e produtora musical argentina Kaleema.

EP 18 - TRANCE

O programa Techtrônica faz um mergulho no universo TRANCE explorando a diversidade sonora dos festivais de música psicodélica.

No card: a DJ e produtora musical Thatha conhecida pelo seu projeto Altruism.

Techtronica 18 - Trance.jpeg
Techtronica 19 - Chill Out.jpeg

EP 19 - CHILL OUT

A Techtrônica de hoje, traz sobre um dos mais tranquilos estilos da música eletrônica, o Chillout, que tem como referência sonoridades como trip hop, ambient music, lounge, música clássica, nu-jazz e downtempo.

No card: uma retatação do ambiente ChillOut muito comum em festivais de música eletrônica.

EP 20 - ENTREVISTA COM ANA LIRA

Nesse episódio, a Techtrônica entrevista a fotógrafa, artista visual, curadora e pesquisadora Ana Lira, idealizadora do projeto Chama @chamanoar, cujo objetivo é investigar as variadas formas de expressão através da diáspora, com foco no encontro entre poesia e música, isto é, entre os sound systems, DJs e as festividades produzidas em torno do campo do sensível.

No card: a fotógrafa e artista visual Ana Lira.

Techtronica 20 - Ana Lira.jpeg
c25a-b7b9-467f-9098-272513ae8810.jpeg

EP 21 -AFRO ELETRÔNICO

A Techtrônica apresenta vertentes afro-eletrônicas, como o Afro House, o Afro Tech, o Afrobeat e o Kuduro, estilos que mesclam referências e elementos presentes na musicalidade de culturas negras com as batidas eletrônicas.

No card: a artista trans TITICA, ícone do Kuduro angolano. 

EP 22 -ENTREVISTA COM SCAPA

A Techtrônica recebe biarritzzz, Anti e Libra, três artistas que juntes compõem uma iniciativa dentro da cena underground de música eletrônica em Recife: a Scapa, coletiva dedicada a produções artísticas e festivas protagonizada por mentes racializadas

No Card: biarritzzz, Anti e Libra,. Responsáveis pela @ssscapa

58b4-b8b7-447b-b2d9-bae48c06f1c8.jpeg
246b-d221-4e17-8243-c437d1d7342a.jpeg

EP 23 - FUNK CARIOCA 

A Techtrônica apresenta o funk carioca como um estilo de música eletrônica que nasce nas periferias do Rio de Janeiro e que logo se espalha pelo Brasil, resgatando desde suas origens, nos bailes, às vertentes mais atuais.

No card Deyse Tigrona, uma das mais antigas mulheres a representar o funk carioca e que continua produzindo até os dias atuais.

EP 24 - POP MUSIC

A Techtrônica faz um passeio pela POP Music, trazendo artistas que representam esse estilo musical e que mergulham nas sonoridades eletrônicas, mesclando a forma musical propagada pelo Pop com elementos sonoros eletrônicos.

No card a cantora Rihanna.

a31b-b26d-41be-88a5-08a1a9ac8c93.jpeg
WhatsApp Image 2021-03-12 at 21.31.35 (1

EP 25 - ESPECIAL DAFT PUNK

A Techtrônica de hoje revisita a trajetória da dupla francesa Daft Punk que anunciou o fim de sua carreira musical recentemente. O programa propõe uma celebração ao que foi a carreira do Daft Punk, trazendo sucessos atemporais.

No card a dupla francesa Daft Punk